Como Fazer Caldo de Mandioca? 20 Receitas Sensacionais

A mandioca é um tipo de raiz comestível muito popular no Brasil, e o caldo de mandioca é uma opção de receita muito versátil e saborosa, especialmente quando servida quente. Essa receita é feita com mandioca cozida, temperos bem refogados e, geralmente, carne. Confira abaixo algumas opções super deliciosas dessa receita.

1. Caldo de Mandioca com Carne

Essa receita é feita com mandioca, carne moída, molho de tomate e temperos. E o modo de preparo é super simples. Você vai, primeiramente, cozinhar a mandioca até que ela fique amolecida, depois você vai batê-la no liquidificador com um pouco de água. Após fazer isso, você vai refogar a carne moída e, por fim, é só você acrescentar a mandioca batida junto com os demais ingredientes. Super simples, né? Fica pronto em apenas 35 minutos e rende de 8 a 10 porções.

Via: Comida do Dia

2. Caldo de Mandioca com Frango

Para preparar esse delicioso caldo de mandioca com frango, você vai precisar de frango desfiado, mandioca e temperos. E você também vai utilizar dois ingredientes que vão trazer um gosto mais doce e leve para a sua receita: creme de leite e leite de coco. Para executar a sua receita, você primeiro vai gratinar o frango com os temperos, e vai adicionar a mandioca processada com o restante dos ingredientes. Fica muito saboroso! O tempo de preparo é de apenas 30 minutos, e o rendimento é de 6 porções.

Via: Portal Hortolândia

3. Caldo de Mandioca com calabresa

O caldo de mandioca com calabresa une dois alimentos muito queridos na culinária brasileira: a mandioca e a calabresa. Esses dois ingredientes são, geralmente, fáceis de se encontrar, e tem o preço super em conta. Para preparar essa receita além dos ingredientes já citados, você vai precisar de tomates e temperos. A sua receita fica pronta em apenas 12 minutos, e rende 6 porções.

Via: Nogueirense

4. Caldo Verde de Mandioca

O que vai dar a cor mais esverdeada para esse caldo é a grande predominância do vegetal couve, que unido a mandioca e os temperos, fica com um sabor delicioso e consistência cremosa. Fica pronto em apenas 10 minutos. Confira o passo a passo dessa deliciosa receita no vídeo abaixo!

5. Caldo de Mandioca com Carne Seca

O caldo de mandioca com carne seca é perfeito para os dias mais frios, justamente por ser uma receita com a consistência semelhante a da sopa, e que é servido bem quente. Você vai precisar apenas da carne seca, mandioca e temperos. Como a carne seca é bem salgada, o seu caldo vai ter um sabor um pouco mais salgado também, sem contar que esse ingrediente também vai deixar a sua receita um pouco mais espessa. O rendimento é de 4 porções, e o tempo de preparo é de apenas 15 minutos.

Via: Família Mineira
😍 Veja Também Sopas e Caldos🥘

6. Caldo de Mandioca com Costela

Para os amantes de uma boa carne, vale super a pena investir no caldo de mandioca com costela. Para essa receita, você vai deixar a costela de molho no tempero por aproximadamente 2 horas, para que ela fique bem temperada, depois você vai pegar uma panela, e refogar os temperos junto com a costela. Por fim, você acrescentar a mandioca cortada e os tomates cortados, e vai deixar cozinhando até que a mandioca e a costela estejam bem macias. O tempo de preparo da receita é de 35 minutos, e rende até 7 porções.

Via: Delícias Gastronômicas

7. Caldo de Mocotó com Mandioca

Essa receita de caldo leva pedaços de mocotó, e o super diferencial dela é a adição da mandioca cozida. Você vai precisar apenas de temperos, extrato de tomate, tomate e mocotó. O modo de preparo é muito fácil, confira!

8. Caldo de Mandioca Mineiro

Para preparar essa receita de caldo mineiro, você vai usar a carne de músculo e a mandioca cozida. O que vai trazer um toque especial para essa receita é que você vai desfiar a carne de músculo, e também vai adicionar bacon. O bacon vai ser o responsável por dar ainda mais sabor para a sua receita, sem contar que ele tem o gosto um pouco mais salgado e marcante. O tempo de preparo é de apenas 35 minutos, e o rendimento vai entre 8 a 10 porções.

Via: Gastronomia e Alta Cozinha

9. Caldo de Mandioca Vegano

Também é possível preparar uma receita de caldo de mandioca super deliciosa e sem carne animal. O segredo especial dessa nossa receita vai ser a proteína texturizada de soja. Você vai refogar a sua proteína de soja junto com temperos, e depois vai juntar com água e a mandioca cozida. Como você vai utilizar essencialmente soja e mandioca, essa receita vai sair super em conta, já que a soja é super baratinha e a mandioca também. O seu caldo fica pronto em 20 minutos, e rende até 4 porções.

Via: Pontog

10. Caldo de Mandioca com Carne Moída

Nessa receita, você vai utilizar essencialmente a carne moída e a mandioca cozida, e a junção desses dois ingredientes vai fazer com que a sua receita fique muito bem encorpada. Os temperos serão o toque especial que irão trazer bastante sabor e vida ao seu caldo. Fica pronto em 30 minutos e o rendimento é de até 6 porções.

Via: Sumerbol
😍 Veja Também Caldo de Camarão🦐

11. Caldo de Mandioca com Linguiça

A linguiça é um ingrediente super baratinho e muito fácil de ser encontrado. Essa aqui é mais uma receita de custo-benefício muito boa, sem contar que ela fica pronta em apenas 20 minutinhos. Confira o passo a passo!

12. Caldo de Mandioca com Músculo

O músculo é um tipo de carne que, quando muito bem temperada, e bem cozida, fica super saborosa e é uma iguaria muito utilizada em receitas de sopas e caldos. Justamente por isso, nessa receita o músculo vai receber temperos como salsinha, cebolinha verde, sal e caldo de carne. Vale dizer que a cebolinha verde e o caldo de carne é o que vão trazer um sabor mais marcante para essa receita. O rendimento é de 8 porções, e o tempo de preparo é de 1 hora.

Via: Cybercook

13. Caldo de Feijão com Mandioca

Essa receita de caldo de feijão com mandioca é super diferente, já que a base principal dela vai ser o feijão. Para encorpar a sua receita, você vai precisar de mandioca, temperos e bacon em cubos. Você também vai acrescentar cheiro verde picado, e pimenta do reino, e esses ingredientes vão dar mais vida e sabor para a sua receita. Sua receita fica pronta em 1 hora, e o rendimento é de 6 porções.

Via: Receitas e Comidas

14. Caldo de Mandioca com Frango Desfiado

Para fazer essa receita, você vai precisar de frango desfiado, mandioca e temperos. Essa receita vai ficar com uma aparência semelhante a da canha de galinha, a diferença é que a mandioca vai deixar essa receita mais encorpada e grossinha. Os temperos também são ingredientes que vão fazer uma diferença imensa nessa receita, especialmente a cebolinha. Fica pronta em 1 hora, e o rendimento é de 5 porções.

Via: Sumerbol

15. Caldo de Camarão com Mandioca

Essa opção de caldo de mandioca leva camarão, mandioca cozida e temperos. É super simples de ser feita, o tempo de preparo é de apenas 15 minutos. Confira o vídeo com o passo a passo da receita.

😍 Veja Também Caldo de Sururu🦪

16. Caldo de Mandioca com Requeijão

Essa receita de caldo de mandioca fica com a consistência super cremosa, e isso é porque vai levar requeijão e creme de leite, juntamente com a mandioca cozida. Esse caldo também leva bacon e frango desfiado. E o tempo de preparo é de apenas 20 minutinhos, com rendimento de até 10 porções.

Via: Tudo Gostoso

17. Caldo de Mandioca com Costela

Esse caldo de mandioca vai ter a consistência um pouco mais leve e fina, para que a costela possa ser devidamente degustada. Você vai precisar de costela meio magra, mandioca, massa de tomate, e massa de mandioca. Para prepará-la, você vai primeiro refogar e cozinhar a costela, até que ela chegue no ponto de poder ser desfiada, depois você vai cozinhar a mandioca e triturá-la. Por fim, você vai unir todos os ingredientes e o seu caldo estará pronto. O tempo de preparo é de 1 hora, e o rendimento é de 8 porções.

Via: Rádio Barão

18. Caldo de Mandioca com Bacon

Essa opção de caldo de mandioca é um super clássico desse tipo de caldo, porque o bacon é sempre uma das carnes que mais está presente nesse tipo de alimento. Isso acontece justamente porque o bacon tem um gosto mais salgado e marcante. Essa receita fica pronta em apenas 30 minutos, e rende até 4 porções.

Via: Receita Toda Hora

19. Caldo de Mandioca com Couve

Essa opção de receita vai ter como base principal a folha de couve, mas também vai levar a mandioca cozida, bacon, linguiça calabresa e temperos. Fica prontinha em apenas 15 minutos, confira o vídeo com essa saborosa receita.

20.Caldo de Mandioca com Arroz

Essa opção de cado de mandioca é super saborosa, simples de fazer e com o custo-benefício muito bom. Você vai precisar apenas de arroz branco, mandioca e temperos. Essa receita foge um pouco do convencional dos caldos de mandioca, por conta do arroz branco, e justamente isso o que torna ela ainda mais saborosa e especial. Você também vai utilizar queijo mussarela, e ele vai deixar a sua receita ainda mais cremosa. O tempo de preparo é de 30 minutos e rende 8 porções.

Via: Receitas do Boi

O caldo de mandioca pode agradar a todos os gostos, seja de pessoas que comem carne, ou pessoas que não comem carne. Por ser uma receita que leva mandioca, é uma opção de comida muito nutritiva, e que faz muito bem a saúde. Escolha as suas opções preferidas e ponha as mãos na massa! Confira também Caldo Verde🍜 e Caldo de Abóbora🍲.